Defesa

Foro de São Paulo cria Secretaria Andino-Amazônica
17/11/2010
Exército brasileiro importa tecnologia espanhola
17/11/2010

Honduras fora da Cúpula de Defesa das Américas

Honduras fora da Cúpula de Defesa das Américas

O governo boliviano informou nesta terça-feira que Honduras não participará da nona edição da Cúpula de Ministros da Defesa das Américas, que se realizará em Santa Cruz de la Sierra, entre os dias 22 e 25 de novembro.

A principal razão é que o país não integra a Organização dos Estados Americanos (OEA) desde junho de 2009.

Honduras foi expulsa da OEA depois do golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya, atualmente exilado na República Dominicana.

Cuba, por sua vez, não participa se não quiser.

O país foi readmitido na OEA, mas decidiu não voltar ao sistema e apostar suas fichas na criação da Comunidade Latino-Americana de Nações (CELAC).

Para o governo cubano, a OEA não passa de uma repartição do Departamento de Estado norte-americano.

O ministério da Defesa da Bolívia informou ainda que dos 33 representantes convidados, 28 confirmaram presença, inclusive o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

Ele aproveitará o evento para reunir-se reservadamente com os ministros da Defesa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Paraguai.

Os Estados Unidos pretendem aprofundar os acordos de cooperação militar com esses países e esperam confirmar para breve o acordo militar firmado em outubro de 2009 com a Colômbia.

Depois que a Corte Constitucional daquele país obrigou o Executivo a enviar o acordo ao Congresso, o presidente Juan Manuel Santos decidiu renegociar os termos da cooperação.

O acordo já prevê o uso de sete bases colombianas por militares norte-americanos, mas Santos quer ampliá-lo como forma de pôr fim ao narcotráfico e à insurgência no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *