Relações Exteriores

MERCOSUL terá missão especial no Paraguai a favor
29/12/2011
Governo garante modernização e reequipamento das F
29/12/2011

Honduras pede radar e helicópteros para os EUA

Honduras pede radar e helicópteros para os EUA

Brasília – O governo de Honduras pediu aos Estados Unidos a doação de um radar e vários helicópteros para o país intensificar a luta contra o narcotráfico. De acordo com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general René Osório, os aviões do tráfico entram e saem do país sem qualquer controle.

Ele discutiu o assunto em reunião realizada com diplomatas norte-americanos em Tegucigalpa.

O radar custará cerca de US$ 120 milhões e caso os Estados Unidos não concordem com a proposta, Honduras tentará sensibilizar os governos de Israel e/ou Espanha.

Neste caso, o equipamento seria comprado e pago no longo prazo.

Osório entende que o país não tem condições de combater o narcotráfico sem um radar e uma frota de helicópteros. Ele afirmou que os Estados Unidos conhecem a realidade do país, mas que até o momento nenhuma ajuda foi oferecida.

Os narcotraficantes operam sem problemas nos departamentos de Colón e Olancho, pois sabem que as Forças Armadas não possuem os recursos necessários para combatê-los.

Atualmente, os Estados Unidos realizam patrulhas conjuntas por meio da DEA, sua agência antidrogas.

Em novembro, Washington entregou dois aviões Maule MXT-7-180 de um total de quatro prometidos. Os militares hondurenhos consideram o avião insuficiente para as operações de combate ao narcotráfico.

Pelo menos 90% da cocaína consumida nos Estados Unidos passa pela América Central procedente da América do Sul, onde estão os três principais produtores mundiais da droga: Colômbia, Peru e Bolívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *