Relações Exteriores

Mercosul
02/12/2010
FX2: Lula deixa decisão para Dilma
07/12/2010

Honduras: presidente desiste de acordo com Zelaya

Honduras: presidente desiste de acordo com Zelaya

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, está irritado com a postura de Manuel Zelaya que cria todas as dificuldades para que a crise política no país seja resolvida por meio de um acordo.

Lobo costurava com o presidente da República Dominicana, a realização de um encontro em Santo Domingo ainda em dezembro e do qual participaria o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele planejava retornar a Tegucigalpa na companhia do ex-presidente, mas Zelaya prefere ser tratado como vítima de um golpe de Estado.

Além disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) que havia prometido suspender o afastamento de Honduras não teria cumprido com o acordado.

Porfírio Lobo deixou claro que o retorno de Zelaya ao país como exigem Brasil e Venezuela, depende exclusivamente dele.

“Não será quando ele quiser, mas quando eu queira porque eu ofereci trazê-lo, mas lamentavelmente ele descartou o convite”, afirmou Lobo.

Para o presidente, Manuel Zelaya não retorna a Honduras porque isso não interessa.

“Todos sabem que chegamos a falar de indultá-lo, mas o senhor Zelaya não retorna porque não quer. Aqui, o importante é olhar para a frente, aqui não há inocentes, o que existe é um conflito que não queremos que se repita”, ressaltou.

Quanto ao retorno do país a OEA, Porfírio Lobo foi claro: “Quando se cansarem de brigar com Honduras, isso se resolverá”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *