Agenda

Ajuda Humanitária
07/09/2015
Legislação
07/09/2015

Defesa

I Encontro Distrital da Associação Brasileira de Estudos de Defesa discutirá a Sociedade Brasileira e Defesa Nacional

Brasília – Entre 9 e 11 de setembro, Brasília será sede do I Encontro Distrital da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, que terá como tema “Sociedade Brasileira e Defesa Nacional”. A abertura será na quarta-feira, 9, no QG do Exército.

Estão previstas a participação do ministro da Defesa, Jaques Wagner, do Comandante do Exército, General Eduardo Dias Villas Bôas, do presidente da ABED, professor Luís Alexandre Fuccille, e dos reitores da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Das 10h30 às 12h, haverá uma Mesa-Redonda sobre Terrorismo, com a participação dos professores Lucas Pereira Rezende, da ABED, e Pio Penna Filho, do CEEEx; e do jornalista Marcelo Rech, do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa.

No período de 13h30 às 15h, serão apresentados trabalhos orais com o tema Terrorismo. De 15h30 às 17h, a apresentação será sobre trabalhos relacionados com os Conflitos Armados.

A segunda sessão do EDABED acontece no dia 10, quinta-feira, no Auditório do Campus I do UniCEUB em Taguatinga (DF).

Entre 10h e 12h, haverá uma Mesa-Redonda sobre Integração Regional e Defesa, com a participação do diplomata Cláudio Medeiros Leopoldino, do ministério das Relações Exteriores; do professor Antônio Jorge Ramalho, da Escola Sul-Americana de Defesa; e do professor Alcides da Costa Vaz, do Centro de Estudos Estratégicos do Exército.

À tarde tem início o primeiro dia do minicurso com os módulos: Política Externa e Defesa; O Entorno Estratégico; e A Indústria de Defesa Sul-Americana, com o professor Antônio Jorge Ramalho.

De 15h às 16h, será realizada a exposição permanente de pôsteres, seguida da 2ª aula do minicurso com os módulos: Base Industrial de Defesa; Exportações e importações; e Principais produtos estratégicos brasileiros, ministradas pelo Coronel Simões, do Departamento de Produtos de Defesa , da Secretaria de Produtos de Defesa, vinculada ao ministério da Defesa.

No dia 11 de setembro, sexta-feira, será realizada a 3ª Sessão do Encontro também no Auditório do Campus I do UniCEUB em Taguatinga (DF).

No período de 10h às 12h, haverá Mesa-Redonda em Inglês, sobre Economia de Defesa (“Defense Industry Cooperation: US Export Control Regulations”), com a participação do Capitão Sam Valencia, Military Liaison Office Section Chief, US Department of Defense; Daniel Wartko, Political Military Officer, US State Department; e Landon Loomis, Commercial Officer, US Commerce Department, todos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Entre 14h e 16h, será realizado o minicurso com os módulos: Cidadania e cultura de Defesa; O papel e a atuação do Legislativo em questões de Defesa Nacional; Inserção da mulher nas Forças Armadas, por Juliano Cortinhas, do Instituto Pandiá Calógeras; Vítor Hugo Almeida, da Câmara dos Deputados; e Mariana Fonseca, também do IPC.

O encerramento está previsto para o período entre 16h30 e 17h, com a professora Renata Rosa, do UniCEUB; Coronel Jacintho Maia Neto, do CEEEx; e Luís Alexandre Fuccille, da ABED).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *