Brasília, 30 de setembro de 2020 - 02h33
IDESF promove debate sobre segurança e defesa das regiões fronteiriças

IDESF promove debate sobre segurança e defesa das regiões fronteiriças

27 de maio de 2020 - 17:59:02
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Nesta sexta-feira, 29, o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) realiza, a partir das 14h, uma live sobre o tema ‘Segurança e Defesa pós Covid-19’. A live será transmitida via plataforma virtual para alunos das turmas de Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras e para convidados.

O painel online terá participação do economista e coordenador do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) da Escola Superior de Guerra (ESG), Gustavo Alberto Trompowsky Heck; do comandante da Marinha e professor Leonardo Mattos; do Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Major Brigadeiro do Ar, Ary Soares Mesquita e do professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Tassio Franchi. A mediação será do presidente do IDESF, Luciano Barros.

Heck tem acompanhado os módulos da Pós-graduação do IDESF e é professor honorário da Universidad Del Salvador de Buenos Aires (Argentina) e coordenador e professor do MBA em Segurança e Defesa da Universidade Católica de Petrópolis (RJ). Leonardo Mattos foi professor, recentemente, do módulo “Segurança Pública e Defesa Nacional na região de fronteira: indicadores e estratégias” do curso e possui extenso currículo na Marinha Brasileira. É mestre em Ciências Navais, pela Escola de Guerra Naval, e em Inteligência Estratégica, da Escola Superior de Guerra.

Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita também já deu palestra presencial para a turma de Foz do Iguaçu da pós-graduação do IDESF. Na vasta experiência profissional, foi comandante do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo; subcomandante da Base Aérea de Brasília e Comandante da Base Aérea de Salvador, além de vice-chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

Tassio Franchi é professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), atuando no Instituto Meira Mattos (IMM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM). É editor da revista acadêmica Coleção Meira Mattos e coordena o projeto de pesquisa Faixa de Fronteiras e Ameaças Emergentes. 

O curso

A Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras oferecida pelo IDESF tem cronograma estruturado em eixos de desenvolvimento, proporcionando aos alunos uma formação com abordagem ampla sobre as realidades de fronteira. O curso tem conteúdos que abordam saúde, educação, economia e desenvolvimento e segurança pública, com objetivo de formar líderes e gestores protagonistas, preparados para propor soluções para as regiões fronteiriças.