Agenda

Comércio
17/05/2014
Programa FX-2
17/05/2014

INB transporta produção de urânio para a Europa

INB transporta produção de urânio para a Europa

Brasília – Uma carga contendo 119 toneladas de concentrado de urânio embarcou para a França, onde será enriquecido. O material foi retirado das minas de Caetité (BA) e depois retornará ao pais para ser enviado a Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada em Resende (RJ).

Embora detenha a tecnologia, a fábrica em Resende está sendo implantada por módulos e ainda não tem capacidade para atender toda a demanda de produção. Por isso, o material é enviado para a Europa para passar pelo processo de conversão e enriquecimento.

De acordo com o MCT, o transporte entre a usina de Caetité e o Porto de Salvador transcorreu normalmente. A carga foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal e acompanhada por uma equipe de segurança radiológica da INB. Toda a operação é observada também pelo Sistema de Proteção ao Programa Nuclear (Sipron).

O envio do concentrado de urânio aconteceu em 7 de maio. De acordo com norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) o transporte de carga radioativa não pode ser divulgado com antecedência, com o intuito de se evitar sabotagem, roubo ou atos de terrorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *