Defesa

Brasil e Senegal firmam acordo sobre serviços aére
17/05/2006
Crise Brasil – Bolívia
17/05/2006

Índia propõe acordo Exército brasileiro

Índia propõe acordo com Exército brasileiro

O ministro da Defesa, Waldir Pires, recebeu na semana passada, o Chefe do Estado- Maior do Exército da Índia, General Joginder Jaswant Singh, que manifestou interessem em firmar acordo entre o Exército daquele país e o brasileiro. Além disso, a Índia tem interesse em firmar acordos para o desenvolvimento de armamentos úteis aos dois países.

Brasil e Índia integram a iniciativa IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), que pretende formalizar uma série de acordos e cooperação nas várias áreas das relações internacionais, com destaque para a ciência e tecnologia e temas militares.

“Contamos com cientistas e engenheiros indianos extremamente capazes, que podem atuar em conjunto com a comunidade científica brasileira, no interesse comum do Brasil e da Índia”, disse o General Singh.

Além disso, destacou que o exército de seu país se interessa em desenvolver exercícios conjuntos com o Exército Brasileiro, de forma a estreitar os laços de amizade e trocar experiência entre as duas Forças.

“Há poucos anos nossos governos firmaram um acordo de cooperação na área da defesa e talvez seja esta a hora de dar um ímpeto maior a este acordo”, lembrou.

O General Singh também tem conversado com o Comandante do Exército, General Francisco Albuquerque, sobre as formas de se avançar nesses acordos.

O ministro Waldir Pires espera que a visita sirva para estreitar ainda mais os históricos laços de amizade que unem o Brasil e a Índia, países que, segundo ele, têm desafios comuns para a construção de uma paz duradoura no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *