Brasília, 19 de novembro de 2018 - 06h20

Curso Internacional de Terrorismo na Espanha

03 de junho de 2014
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - Entre os dias 7 e 9 de julho, será realizado o IX Curso Internacional de Terrorismo Yihadista em Sevilha, Espanha. O editor do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e DefesaMarcelo Rech apresentará a conferência "Grandes Eventos versus Possíveis Ameaças: assim se preparou o Brasil". O curso pretende oferecer uma reflexão acadêmica e profissional sobre o fenômeno terrorista yihadista, aportando instrumentos de análises desde diferentes enfoques científicos.



Como continuação e complemento as oito edições anteriores deste curso, se dedicará uma especial atenção à avaliação da ameaça terrorista tomando como ponto de referência o décimo aniversário dos atentados de 11 de março em Madri. Na oportunidade, serão analisadas quais as consequências para a atuação e as missões das Forças Armadas, as agências policiais e os serviços de inteligência no marco da Estratégia Nacional aprovada em 2013.



Confira a programação.



Segunda-feira, 7 de julho



11h às 11h30 - Conferência inaugural "O impacto do caso Snowden na luta contra o Terrorismo", com Nigel Inskster, pesquisador sênior do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).



12h às 13h - Conferência "Um estudo comparado sobre o Terrorismo yihadista nos Estados Unidos e na Europa", com o professor Javier Jordán, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Granada.



13h às 14h - Conferência "O papel dos voluntários estrangeiros na yihad síria", com Robert Wesley, presidente do Terrorism Research Initiative.



16h às 17h - Conferência "Medidas de luta contra a radicalização na Espanha", com um representante do Centro Nacional de Coordenação Antiterrorista (CNCA) da Espanha.



17h às 18h - Conferência "A figura do lobo solitário no Terrorismo yihadista" com o Dr. Mario Toboso da Mossos d'Esquadra.



18h às 19h - Conferência "Grandes Eventos versus Possíveis Ameaças: assim se preparou o Brasil", com Marcelo Rech do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, do Brasil.



Terça-feira, 8 de julho



10h às 11h - Conferência "Análises do perfil e atividades dos ciber-yihadistas espanhóis", com o professor Manuel Ricardo Torres Soriano, da área de Ciência Política da Universidade Pablo de Olavide.



11h às 12h - Conferência "A reação da UE frente a expansão do Terrorismo yihadista na África", com o Tenente-Coronel Jesús Diez Alcalde, analista do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos do Exército espanhol.



12h30 às 13h30 - Conferência "A evolução da cooperação antiterrorista na UE", com o professor Javier Argomaniz do Centre for the Study of Terrorism and Political Violence da Universidade de St Andrews.



16h às 17h - Conferência "Egito: o Estado contra a Irmandade Muçulmana", com Julio de la Guardia, jornalista freelance no Oriente Médio.



17h às 18h - Conferência "O Terrorismo homegrown na Itália: lições para a Espanha", com o professor Lorenzo Vidino da Universidade de Zurich, Visiting Fellow no Center for Security Studies, ETH Zurich.



Quarta-feira, 9 de julho



10h às 11h - Conferência "Radicalização e contrarradicalização: uma proposta conceitual", com o professor Joan Anton Mellon, catedrático de Ciência Política da Universidade de Barcelona.



11h às 12h30 - Conferência "Pautas de radicalização e implicação dos yihadistas condenados ou mortos na Espanha, 1996-2012", por Carola García Calvo, pesquisadora do Real Instituto Elcano, de Madri.



13h às 14h - Conferência de encerramento "Forças Armadas, Inteligência e luta contra o Terrorismo", com o general Francisco Gan Pampols, diretor do Centro de Inteligência das Forças Armadas (CIFAS) da Espanha.


Assuntos estratégicos

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Brasília – Com cerca de 30 instalações nucleares e 3.000 fontes de...
Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasília - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações...
Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Brasília – Apesar do anúncio feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, de...
Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Brasília – Os primeiros anúncios feitos pelo presidente da República...
CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional...
Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...