Agenda

Livre Comércio
27/05/2014
Comércio
03/06/2014

Curso Internacional de Terrorismo na Espanha

InfoRel participa do Curso Internacional de Terrorismo na Espanha

Brasília – Entre os dias 7 e 9 de julho, será realizado o IX Curso Internacional de Terrorismo Yihadista em Sevilha, Espanha. O editor do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e DefesaMarcelo Rech apresentará a conferência "Grandes Eventos versus Possíveis Ameaças: assim se preparou o Brasil". O curso pretende oferecer uma reflexão acadêmica e profissional sobre o fenômeno terrorista yihadista, aportando instrumentos de análises desde diferentes enfoques científicos.

Como continuação e complemento as oito edições anteriores deste curso, se dedicará uma especial atenção à avaliação da ameaça terrorista tomando como ponto de referência o décimo aniversário dos atentados de 11 de março em Madri. Na oportunidade, serão analisadas quais as consequências para a atuação e as missões das Forças Armadas, as agências policiais e os serviços de inteligência no marco da Estratégia Nacional aprovada em 2013.

Confira a programação.

Segunda-feira, 7 de julho

11h às 11h30 – Conferência inaugural "O impacto do caso Snowden na luta contra o Terrorismo", com Nigel Inskster, pesquisador sênior do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS).

12h às 13h – Conferência "Um estudo comparado sobre o Terrorismo yihadista nos Estados Unidos e na Europa", com o professor Javier Jordán, do Departamento de Ciência Política da Universidade de Granada.

13h às 14h – Conferência "O papel dos voluntários estrangeiros na yihad síria", com Robert Wesley, presidente do Terrorism Research Initiative.

16h às 17h – Conferência "Medidas de luta contra a radicalização na Espanha", com um representante do Centro Nacional de Coordenação Antiterrorista (CNCA) da Espanha.

17h às 18h – Conferência "A figura do lobo solitário no Terrorismo yihadista" com o Dr. Mario Toboso da Mossos d'Esquadra.

18h às 19h – Conferência "Grandes Eventos versus Possíveis Ameaças: assim se preparou o Brasil", com Marcelo Rech do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, do Brasil.

Terça-feira, 8 de julho

10h às 11h – Conferência "Análises do perfil e atividades dos ciber-yihadistas espanhóis", com o professor Manuel Ricardo Torres Soriano, da área de Ciência Política da Universidade Pablo de Olavide.

11h às 12h – Conferência "A reação da UE frente a expansão do Terrorismo yihadista na África", com o Tenente-Coronel Jesús Diez Alcalde, analista do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos do Exército espanhol.

12h30 às 13h30 – Conferência "A evolução da cooperação antiterrorista na UE", com o professor Javier Argomaniz do Centre for the Study of Terrorism and Political Violence da Universidade de St Andrews.

16h às 17h – Conferência "Egito: o Estado contra a Irmandade Muçulmana", com Julio de la Guardia, jornalista freelance no Oriente Médio.

17h às 18h – Conferência "O Terrorismo homegrown na Itália: lições para a Espanha", com o professor Lorenzo Vidino da Universidade de Zurich, Visiting Fellow no Center for Security Studies, ETH Zurich.

Quarta-feira, 9 de julho

10h às 11h – Conferência "Radicalização e contrarradicalização: uma proposta conceitual", com o professor Joan Anton Mellon, catedrático de Ciência Política da Universidade de Barcelona.

11h às 12h30 – Conferência "Pautas de radicalização e implicação dos yihadistas condenados ou mortos na Espanha, 1996-2012", por Carola García Calvo, pesquisadora do Real Instituto Elcano, de Madri.

13h às 14h – Conferência de encerramento "Forças Armadas, Inteligência e luta contra o Terrorismo", com o general Francisco Gan Pampols, diretor do Centro de Inteligência das Forças Armadas (CIFAS) da Espanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *