Relações Exteriores

Estratégia
26/12/2007
Garcia vai tratar com as Farc e a Colômbia
26/12/2007

Inglaterra ganha terras da Guiana

Inglaterra ganha terras da Guiana

O ministro João Clemente Baena Soares, do Ministério das Relações Exteriores, afirmou em reunião com os deputados da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, que a diplomacia brasileira já tem a informação de que o presidente da Guiana, Bharrat Jadeo, enviou carta ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brow, submetendo à guarda internacional 50 milhões de acres da floresta amazônica de seu país, o que equivale ao estado do Paraná, em troca de financiamento para o desenvolvimento.

Baena Soares disse ainda que por se tratar de um país que faz fronteira ao sul com o Brasil a situação é preocupante, “embora o governo reconheça a independência e soberania da Guiana para fazer o acordo”. Mesmo assim, o diplomata brasileiro disse que o Brasil é contra esse tipo de negociação.

João Clemente Baena Soares explicou que o Itamaraty não possui detalhes sobre o teor da carta, mas que as embaixadas brasileiras em Londres (Inglaterra) e Georgetow (Guiana), estavam trabalhando nisso. Segundo ele, “o Brasil vai acompanhar a evolução do assunto”.

Para o deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), “tudo bem que a Guiana clama por ajuda. Porém, não posso concordar com esse tipo de negociação. Até porque temos um acordo de cooperação com aquele país. O que precisamos, urgentemente, é discutir de forma aprofundada o intercâmbio econômico entre o Brasil e a Guiana”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *