Opinião

Fronteiras
15/04/2014
Acordo de Cooperação em Defesa Brasil – Emirados Á
22/04/2014

Dez anos!

Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa

Marcelo Rech

No próximo dia 15 de novembro, o InfoRel completa dez anos. Durante este período, como agência de notícias, alcançamos 107 países. Nesta terça-feira, 15, damos mais um passo para consolidá-lo como um think thank de referência internacional.

A nova página inaugurada nesta data, marca também o ingresso do InfoRel nas novas tecnologias.

Agora, o portal pode ser acessado por qualquer ferramenta em qualquer lugar do planeta. Também inauguramos há algumas semanas, as páginas do Instituto nas redes sociais.

Aqueles que nos acompanham desde o início, sabem das dificuldades enfrentadas, dos obstáculos superados e dos desafios ultrapassados. Ao longo da última década, buscamos oferecer um conteúdo simples, objetivo, mas essencial para as respectivas áreas temáticas.

O InfoRel tornou-se Instituto de Relações Internacionais e de Defesa em 2013. Com isso, buscará aliar sua expertise como agência de notícia e informação especializada em Relações Internacionais e Defesa, com a organização e promoção de eventos que aprofundem o debate acerca da política internacional e dos temas militares.

Estamos dando um passo de cada vez. Hoje, atualizamos a página e o seu sistema. Mas, este processo não para por aí. Parcerias e alianças estão sendo construídas, no Brasil e no exterior.

O novo portal traz também novos espaços. Criamos uma área restrita que será disponibilizada em breve, com análises especiais e textos sobre Inteligência e Terrorismo e Contra-insurgência. 

Inserimos um espaço para os Produtos & Serviços que o Instituto oferece como a realização de seminários, ciclos de debates, assessorias, consultorias, cursos, entre outros.

O objetivo é realizarmos eventos propositivos cujos resultados possam ser consolidados e encaminhados àqueles que são os responsáveis por essas políticas.

Além disso, o Instituto tem buscado uma maior aproximação com a academia e instituições públicas e privadas reconhecidas nacional e internacionalmente. Acreditamos na complementariedade e na cooperação.

Projetos construtivos que fortaleçam junto à sociedade civil, o papel das políticas exterior e de defesa, devem e serão implementados, e o novo InfoRel continuará sendo mais um importante mecanismo de fomento e difusão desses temas. Nunca tivemos a pretensão de sermos os melhores. Sempre alentamos o sonho de sermos úteis, de cumprirmos com uma missão.

A busca pelo aperfeiçoamento – que não se restringe ao design, mas estende-se prioritariamente ao estudo e à especialização propriamente ditos – revela o nosso respeito por todos aqueles que sempre acreditaram neste projeto, um projeto tão simples quanto ética e moralmente sólido.

Marcelo Rech é jornalista, especialista em Relações Internacionais, Estratégias e Políticas de Defesa, Terrorismo e Contra-insurgência, Direitos Humanos nos Conflitos Armados, diretor do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. É pai do Gianlucca, da Giovanna e do Guille. É casado com a Fá Rech e juntos, têm sete cães e uma Aldeia dos Ventos. E-mail: inforel@inforel.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *