Brasil, Bolívia, Equador e Venezuela discutem cris
30/09/2008
Amazônia Azul
30/09/2008

Integração regional do Brasil em debate

Integração regional do Brasil em debate

Nesta quarta-feira, 1°, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem em Brasília, o Seminário “Transporte para o Comércio e a Integração Regional”.

De acordo com o BID, o encontro reunirá especialistas em transporte e integração e vai debater os impactos do custo de transporte no comércio exterior da América Latina e apontar soluções para os gargalos logísticos que afetam as exportações brasileiras.

Num estudo divulgado na semana passada, o BID constatou como a redução nos custos de transporte teria impacto significativo para as exportações do Brasil, superior às reduções de tarifas de importação prometidas pelos acordos comerciais.

Segundo o relatório do banco, se o custo de transporte diminuísse 10% no Brasil, as exportações para os Estados Unidos aumentariam 43%.

Em contrapartida, um corte de 10% nas tarifas de importação norte-americanas significaria alta de apenas 1,9% nos embarques.

Na avaliação de Maurício Mesquita, economista sênior do BID e coordenador do estudo, os impactos seriam parecidos para vários países latino-americanos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.

Mesquita será um dos palestrantes no seminário que terá ainda o presidente do Conselho de Infra-Estrutura da CNI, José de Freitas Mascarenhas, o chefe de operações do BID no Brasil, Jorge Luis Lestani, o pesquisador da USP na área de transporte e agronegócio, José Vicente Caixeta Filho, o representante da Hamburg Süd, José Antônio C. Balau , que vai falar sobre portos, e o presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, Joal Teitelbaum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *