Oriente Médio
24/07/2012
Árabes israelenses alimentam ressentimento por per
29/07/2012

Irã conclui primeiro de quatro petroleiros para a

Irã conclui primeiro de quatro petroleiros para a Venezuela

O Irã concluiu a construção do primeiro de quatro petroleiros encomendados pela Venezuela.

Com 25 metros de largura por 44, o Aframax poderá transportar até 113 mil toneladas de petróleo. O navio pesa 21 mil toneladas.

É o primeiro petroleiro com essas características construído pelo Irã. O navio levou dois anos para ficar pronto e está nas águas de Buchehr, no sul do país.

A Venezuela encomendou quatro petroleiros gigantes por 230 milhões de euros.

De acordo com informações de Teerã, o navio foi construído pelo estaleiro Sadra, que pertenceria à Guarda Revolucionária do Irã. A Sadra é uma das empresas iranianas que os Estados Unidos tentam inviabilizar por meio de sanções por conta do programa nuclear daquele país.

A União Europeia decretou um embargo total ao petróleo do Irã e proibiu que as empresas de seguro do continente assegurem os petroleiros iranianos. Essas empresas são responsáveis pelo seguro de 90% das embarcações do mundo.

O Irã, que possui uma considerável frota de petroleiros sul-coreanos e chineses, é o primeiro país da região a construir um navio desse tipo.

A Venezuela é a principal aliada do Irã na América Latina.

Nos últimos anos, os dois países intensificaram as relações econômicas e políticas e Caracas também apoia o programa nuclear dos persas.

Nesta terça-feira, 24, representantes do Irã e do grupo P5+1, se reúnem em Istambul, na Turquia, para tentar chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano.

Essa será a terceira rodada de negociações após os fracassos de Bagdá e Moscou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *