Peru e Colômbia firmam acordo para desenvolver ind
02/02/2012
Vítimas das Farc querem Brasil como mediador do co
02/02/2012

Irã quer esclarecer dúvidas sobre Programa Nuclear

Irã quer esclarecer dúvidas sobre Programa Nuclear

Brasília – O governo iraniano tem interesse em esclarecer todas as dúvidas sobre o caráter pacífico do seu Programa Nuclear e inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), devem desembarcar em Teerã no dia 21 para iniciar o trabalho.

De acordo com o chefe da missão da AIEA que esteve no Irã no final de janeiro, Harman Nackaerts, o governo local não criou nenhum obstáculo para as inspeções. Seis peritos da AIEA passaram uma semana no Irã negociando o envio da missão.

Segundo Nackaerts, “estamos empenhados em resolver os assuntos pendentes e os iranianos também estão empenhados”.

Apesar das declarações do chefe da missão da AIEA, Estados Unidos, Israel e Europa querem endurecer as sanções econômicas contra o Irã. O Brasil não reconhece as sanções adotadas à margem das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Em janeiro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, propôs ao chanceler britânico, William Hague, em Brasília, a ampliação do grupo de países que negociam uma solução pacífica para o impasse.

Patriota quer ver o Brasil e a Turquia junto com o chamado P5+1, mas Hague não aceitou a proposta e foi irônico ao comentar o interesse iraniano por uma solução negociada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *