Relações Exteriores

Oriente Médio
24/07/2012
Oriente Médio
24/07/2012

Israel acusa Turquia de colocar islâmicos contra o

Israel acusa Turquia de colocar islâmicos contra o país

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, acusou nesta terça-feira, 24, o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, de tentar se promover junto aos países islâmicos à custa de Israel.

Segundo ele, “Erdogan sem dúvidas tem uma agenda secreta aproveitando-se de Israel. Ele acredita ser a melhor via para liderar o mundo islâmico e um país islâmico arremetendo contra Israel”.

Além disso, Lieberman afirmou que os problemas políticos entre Israel e Turquia dependem de ações concretas de Ancara.

O chanceler israelense também descartou que um pedido de desculpas de Tel Aviv sobre o ataque à flotilha da Liberdade seja capaz de pôr fim às divergências.

“Não há condições prévias. No caso do Mavi Marmara, que foi uma verdadeira provocação, tínhamos o direito de defender as vidas dos nossos soldados”, explicou o ministro.

Avigdor Lieberman espera que os problemas entre Israel e Turquia sejam resolvidos de forma civilizada.

Israel e Turquia mantinham uma intensa agenda de cooperação militar e política até a operação israelense em Gaza no inverno de 2008-2009.

Em maio de 2010, soldados israelenses tomaram o navio turco Mavi Marmara que, segundo a Turquia, levava ajuda humanitária para os palestinos.

Daí em diante, as relações bilaterais foram praticamente interrompidas.

A Turquia reduziu ao mínimo as relações diplomáticas, suspendeu a cooperação militar e exigiu desculpas e uma indenização para as famílias dos nove turcos mortos no navio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *