Agenda

Comércio Exterior
22/08/2015
Integração Regional
22/08/2015

Energia

Italiana tem US$ 1.3 bilhão para investir no Brasil apesar da crise

Brasília – Apesar da crise econômica que alimenta a crise política e derruba os índices de popularidade da presidente Dilma Rousseff, o grupo energético Enersis, braço latino-americano da italiana Enel, tem US$ 1.3 bilhão para investir no país. O grupo pretende tirar vantagem da queda dos preços dos ativos, em meio a um panorama econômico classificado como sombrio e mesmo com a depreciação do real.

Para o gerente-geral da empresa, Luca D’Agnese, “há oportunidades, estamos vendo o que ocorre em diferentes mercados, em particular no Brasil”. Segundo ele, “o valor dos ativos em países como o Brasil baixaram e acreditamos que há um potencial de crescimento ainda. É uma oportunidade para comprar mais com o mesmo dinheiro”, afirmou.

A Enersis, que tem sede em Santiago, Chile, possui unidades de geração, transmissão e distribuição de energia na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru. No momento, a empresa se encontra em meio a um controvertido processo de reorganização dos seus negócios na América Latina.

Especula-se ainda que a Enersis deverá apresentar propostas por duas centrais hidroelétricas no Brasil que produziriam juntas 300 megawatts adicionais de energia.

Cai a exportação argentina de veículos por crise no Brasil

De acordo com um informe da consultoria Investigaciones Económicas Sectoriales (IES), “as exportações de automóveis no primeiro semestre de 2015 mostraram uma forte retração, devido a queda do mercado brasileiro”.

No total, a produção argentina alcançou 270 mil unidades no primeiro semestre, 12,4% mais baixa que o acumulado entre janeiro e junho de 2014. As exportações de veículos argentinos caíram 22,8%.

Segundo o informe da IES, no período foram comercializados 129 mil veículos, 47% deles com o mercado exterior, a menor participação do setor em 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *