Brasília, 20 de março de 2019 - 13h28

Diplomacia

17 de abril de 2005 - 21:16:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
Começa nesta segunda-feira, 18, com uma reunião de altos funcionários, o encontro dos chanceleres sul-americanos que pretende avançar nas discussões sobre a institucionalização da Comunidade Sul-Americana de Nações, fato que deverá ocorrer no mês de agosto, no Rio de Janeiro, em encontro presidencial.

Antevendo o encontro, o Secretário-Geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, e o Subsecretário-Geral da América do Sul, embaixador Luiz Filipe de Macedo Soares, reuniram-se em Assunção, Paraguai, com os embaixadores brasileiros dos paà­ses da América do Sul.

Eles aproveitaram reunião do Grupo Mercado Comum do Mercosul, para tratar das questões ligadas a preparação da reunião de Chanceleres da Comunidade Sul-Americana de Nações.

Nesse encontro, estiveram presentes os embaixadores do Brasil na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, e o Representante do Brasil junto à  ALADI.

Segundo o próprio Itamaraty, a presença inédita em Assunção dos embaixadores brasileiros acreditados junto aos paà­ses da América do Sul, indica a importância conferida pelo governo brasileiro ao trabalho das instituições do Mercosul, assim como o interesse prioritário em impulsionar o projeto de integração da Comunidade Sul-Americana de Nações.