Brasília, 18 de outubro de 2018 - 18h26

Jobim garante solução para FX 2

17 de janeiro de 2011
por: InfoRel

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta segunda-feira, 17, que o programa FX2 que pretende dotar a Força Aérea Brasileira (FAB) com novos caças, não será cancelado e que uma solução sairá ainda no primeiro semestre deste ano.



Na semana passada, os senadores republicanos John McCain e John Barrasso, estiveram em Brasília para ouvir do novo governo o que será feito do Programa FX2.



Saíram convencidos que a licitação não está encerrada, mas que além do F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, outros atores podem somar-se ao que seria uma espécie de FX3.



No encontro que tiveram com a presidente Dilma Rousseff, perceberam que nenhuma decisão sai antes do encontro da presidente com Barack Obama.



Segundo John McCain, os Estados Unidos já garantiram por meio de cartas da Secretária de Estado Hilary Clinton e do Secretário de Defesa Robert Gates, a transferência de tecnologia do avião.



Para o Brasil, a formalidade não é suficiente. O governo sabe que é o Congresso norte-americano quem dá a última palavra sobre o assunto.



A tendência é que os Estados Unidos ofereçam uma transferência de tecnologia condicionada: o Brasil aprende a fazer o avião, mas não poderá comercializá-lo com países com os quais Washington divirja.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...