Brasil

Crise Política
20/05/2017
Comércio Exterior
20/05/2017

Crise Política

Jungmann assegura que Brasil prepara plano para refugiados venezuelanos

Brasília – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta segunda-feira, 15, que o Brasil prepara um plano para receber oficialmente refugiados venezuelanos que fogem da crise política, descontrole da inflação, escassez de alimentos, e violência naquele país. O conflito agravou-se com o enfrentamento cada vez mais frequente entre manifestantes e militantes pró governo e forças policiais.

Estima-se que nas últimas semanas, a violência já tenha deixado mais de 30 mortos e 700 feridos. Na semana passada, a esposa do preso político Leopoldo López, Lilian Tintori, afirmou em Brasília que o governo dispara a queima-roupa contra a população civil.

Jungmann informou que está sendo elaborado um "plano de contingência", para o caso de agravamento do conflito entre governo e oposição na Venezuela. O ministro está preocupado com a situação em Roraima, estado que já teria recebido cerca de 30 mil pessoas oriundas da Venezuela.

Em dezembro de 2016, o governo estadual já havia decretado Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional nos municípios de Pacaraima e Boa Vista, por causa do fluxo migratório.

"Eu estive na Colômbia, agora vou me encontrar com os peruanos em Tabatinga. A avaliação corrente é que não está se vendo uma saída conciliada. Então, o Brasil está se preparando para receber refugiados. Inclusive vai receber nesta semana o ACNUR, agência da ONU para os refugiados", explicou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *