Relações Exteriores

Exército assina contrato para fabricação de 86 bli
16/08/2012
Desenvolvimento
20/08/2012

Lançado programa para projetos de pesquisa entre B

Lançado programa para projetos de pesquisa entre Brasil e Espanha

Brasília – Pesquisadores interessados em participar de projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior brasileiras e espanholas têm até 21 de setembro para se inscrever no programa que será implementado pelos dois países.

No Brasil, a entidade responsável é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na Espanha, o programa é coordenado pela Direção Geral de Universidades (DGU), vinculada ao ministério da Educação, Cultura e Desportos (MECD).

Este programa tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e da Espanha que promovam a formação em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Os projetos conjuntos de pesquisa selecionados terão início em 2013.

De acordo com o edital nº 40/2012, serão priorizadas as áreas de ciências econômicas, educação, matemática, ciências biológicas, meio ambiente, ciências do mar, tecnologia, tecnologia de alimentos, química, psicologia, agricultura e controle de pragas e ciências do esporte.

As propostas de pesquisadores brasileiros devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, ter caráter inovador e prever a publicação conjunta de artigos científicos, entre outros requisitos.

A equipe proponente brasileira deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador, que deve ser detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos.

O edital prevê ainda a seleção de projetos nas modalidades conjunto de pesquisa, missões de trabalho e missões de estudo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *