Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h18

Liga Árabe irá investigar morte de Yasser Arafat

23 de julho de 2012
por: InfoRel

O Comitê da Iniciativa de Paz da Liga Árabe aceitou neste domingo o pedido da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para que se forme uma comissão internacional de investigação das circunstâncias da morte do então líder palestino Yasser Arafat.



O Secretário-Geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, será o responsável por conduzir os trabalhos. Ele fará a coordenação junto com uma comissão de palestinos e será elaborado um informe penal, médico, político e judicial sobre a morte de Arafat.



A principal preocupação da Liga Árabe diz respeito à credibilidade dessa comissão internacional para lidar com as investigações e seus resultados.



Em comunicado oficial, a Liga Árabe destaca a importância de que seja um comitê "independente e neutro" formado a partir da Organização das Nações Unidas (ONU).



No dia 4 de julho, um canal de TV do Catar transmitiu reportagem sobre os resultados de uma investigação a respeito da morte de Yasser Arafat. Segundo essas informações, o palestino poderia ter morrido vítima de envenenamento com polônio 2010.



Essa investigação teria sido conduzida pelo Instituto de Radiofísica do Hospital Universitário de Lousane, na Suíça. Nas análises feitas a partir da roupa, da escova de dentes e da "kufiya", o lenço palestino característico de Arafat, apareceram níveis anormais de polônio.



Para o governo israelense, as alegações de que Arafat teria sido envenenado são "ridículas" e fazem parte de mais uma campanha contra Israel.



Já a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e a viúva de Arafat, estão dispostos a apoiar a exumação dos restos do líder palestino que se encontram em Mukata de Ramalah, na Cisjordânia.



Eles querem que os cientistas suíços busquem novas mostras no próprio cadáver.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...