Relações Exteriores

Palestinos da Faixa de Gaza já podem entrar no Egi
23/07/2012
BolBra II
23/07/2012

Liga Árabe irá investigar morte de Yasser Arafat

Liga Árabe irá investigar morte de Yasser Arafat

O Comitê da Iniciativa de Paz da Liga Árabe aceitou neste domingo o pedido da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para que se forme uma comissão internacional de investigação das circunstâncias da morte do então líder palestino Yasser Arafat.

O Secretário-Geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, será o responsável por conduzir os trabalhos. Ele fará a coordenação junto com uma comissão de palestinos e será elaborado um informe penal, médico, político e judicial sobre a morte de Arafat.

A principal preocupação da Liga Árabe diz respeito à credibilidade dessa comissão internacional para lidar com as investigações e seus resultados.

Em comunicado oficial, a Liga Árabe destaca a importância de que seja um comitê “independente e neutro” formado a partir da Organização das Nações Unidas (ONU).

No dia 4 de julho, um canal de TV do Catar transmitiu reportagem sobre os resultados de uma investigação a respeito da morte de Yasser Arafat. Segundo essas informações, o palestino poderia ter morrido vítima de envenenamento com polônio 2010.

Essa investigação teria sido conduzida pelo Instituto de Radiofísica do Hospital Universitário de Lousane, na Suíça. Nas análises feitas a partir da roupa, da escova de dentes e da “kufiya”, o lenço palestino característico de Arafat, apareceram níveis anormais de polônio.

Para o governo israelense, as alegações de que Arafat teria sido envenenado são “ridículas” e fazem parte de mais uma campanha contra Israel.

Já a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e a viúva de Arafat, estão dispostos a apoiar a exumação dos restos do líder palestino que se encontram em Mukata de Ramalah, na Cisjordânia.

Eles querem que os cientistas suíços busquem novas mostras no próprio cadáver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *