Brasília, 19 de novembro de 2018 - 06h21

Livro Branco: Transformação da Defesa Nacional

11 de julho de 2011
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

O ministério da Defesa realiza nos dias 27 e 28 no Rio de Janeiro, o 5º seminário sobre a implementação do Livro Branco da Defesa.



Com o tema “Transformação da Defesa Nacional: estrutura, recursos e capacidades para enfrentar os desafios do século XXI”, o evento terá a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da UNASUL, Alfredo Forti, e do Diretor do Centro Hemisférico de Estudos de Defesa, de Washington, Richard Downie.



De acordo com o ministério da Defesa, o Livro Branco deverá conter dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.



Ao final dos eventos, o MD pretende elaborar o documento contemplando os temas que dizem respeito ao cenário estratégico para o século XXI; a política nacional de defesa; a estratégia nacional de defesa; a modernização das Forças Armadas; a racionalização e adaptação das estruturas de defesa; o suporte econômico da defesa nacional; as Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica; e as operações de paz e ajuda humanitária.



A partir de 2012, o governo pretende encaminhar ao Congresso Nacional na primeira metade da sessão legislativa ordinária, de quatro em quatro anos, as respectivas atualizações sobre a Política de Defesa Nacional; a Estratégia Nacional de Defesa; e o Livro Branco de Defesa Nacional.



Com a presença de civis e militares, foram realizados os seminários de Campo Grande, em 29 de março com o tema “Sinergia entre Defesa e a Sociedade: o lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”; de Porto Alegre em 28 de abril, que discutiu “O ambiente estratégico do Século XXI: o Brasil diante dos desafios internacionais de segurança e defesa”; do de Manaus em 2 de junho com o tema “O ambiente estratégico do Século XXI: o Brasil no cenário regional de segurança e defesa”, e o de Recife em 30 de junho, com o tema “A Defesa e o instrumento militar: a atuação das Forças Armadas no Século XXI: segurança e desenvolvimento”.



O 6º seminário acontecerá em São Paulo nos dias 30 e 31 de agosto com o tema “Transformação da Defesa: a indústria e o Orçamento de Defesa”.



Confira a programação do 5º seminário que será realizado no Auditório do Viva Rio, na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.



 









































27 de julho



9h – 9h30 – Abertura solene: Ministro Nelson Jobim

9h30 – 10h30 – Dr. Peter Schwartz, Global Business Network – O papel do Brasil na segurança e no desenvolvimento internacional: cenários para 2030.



10h30 – 11h – Debate



11h – 11h30 – Coffee Break



11h30 – 12h30 Nader Mousavisadeh - CEO Oxford Analytica – O planejamento de força em um contexto de restrição orçamentária: iniciativas de cooperação regional, ganhos de escala e medidas de confiança.



12h30 – 13h – Debate



13h – 15h – Intervalo para almoço



Painel: "Fluxos e Fronteiras no entorno estratégico Brasileiro"



15h – 15h30 – Prof. Dr. Jadson Porto - Ajustes Espaciais na Faixa de Fronteira da Amazônia Setentrional Brasileira: dos dilemas espaciais à defesa do território.



15h30 – 16h- Alte Esq Mauro Cesar - O controle da fronteira oriental do Brasil: monitoramento e presença no Atlântico Sul.



16h – 16h30 – Lic. Alfredo Forti – Diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa – UNASUL - O papel da UNASUL na coordenação de esforços visando combater ilícitos transfronteiriços na América do Sul.



16h30 – 17h00 – Coffee Break



17h– 18h – Debate



18h – Encerramento


























28 de julho



9h – 9h30 – Abertura/Resumo primeiro dia



Painel: "Tecnologia e Inovação: Implicações para o processo de transformação da Defesa no Brasil".



9h30 – 10h00 – Ozíres Silva - Cultura de inovação permanente em grandes empresas: lições das experiências da Embraer e da Petrobras para o aperfeiçoamento do Programa Espacial Brasileiro.



10h – 10h30 – Alte Othon - A cooperação entre indústria, universidade e centros de pesquisa: experiências de produção e inovação tecnológica no Programa Nuclear Brasileiro.



10h30 – 11h – Coffee Break



11h – 11h30 – Representante do Exército - Autonomia tecnológica e segurança cibernética: desafios para a cooperação entre Forças Armadas e o setor privado no complexo industrial brasileiro.



11h30 – 12h – Satoshi Yokota - Ciência, Tecnologia e Inovação: mecanismos de transformação e fortalecimento da Indústria de Defesa nacional?



12h – 13h – Debate



13h – 15h – Almoço



Painel: "Inovação em Defesa: Implicações para a transformação das Forças Armadas nas Américas e para suas relações com terceiros países".



15h – 15h45 - Dr. Richard D. Downie, Diretor do Center for Hemispheric Defense Studies – National Defense University - Uma visão norte-americana.



15h45 – 16h30 – Dr. Jean-Jacques Kourliandsky, pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais e Estratégicos de Paris - Uma visão francesa.



16h30 – 17h – Coffee Break



17h – 17h45 – Cel Ekkehard Griep – Ministério da Defesa da Alemanha - uma visão alemã.



17h45 – 18h30 – Debate



18h30 – Encerramento









Assuntos estratégicos

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Especialistas apoiam adesão do Brasil à Convenção Internacional contra o Terrorismo Nuclear

Brasília – Com cerca de 30 instalações nucleares e 3.000 fontes de...
Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasil firma acordo para facilitar exportação de alimentos para a China

Brasília - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações...
Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Câmara de Comércio Árabe Brasileira quer trabalhar com governo do Brasil

Brasília – Apesar do anúncio feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, de...
Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Política Externa do novo governo desata críticas ao presidente eleito

Brasília – Os primeiros anúncios feitos pelo presidente da República...
CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

CREDN realizará audiência sobre a importância da Inteligência de Estado para o Brasil

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional...
Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...