Agenda

Defesa
05/07/2011
A importância do petróleo nas Relações Internacion
12/07/2011

Livro Branco: Transformação da Defesa Nacional

Livro Branco: Transformação da Defesa Nacional

O ministério da Defesa realiza nos dias 27 e 28 no Rio de Janeiro, o 5º seminário sobre a implementação do Livro Branco da Defesa.

Com o tema “Transformação da Defesa Nacional: estrutura, recursos e capacidades para enfrentar os desafios do século XXI”, o evento terá a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa da UNASUL, Alfredo Forti, e do Diretor do Centro Hemisférico de Estudos de Defesa, de Washington, Richard Downie.

De acordo com o ministério da Defesa, o Livro Branco deverá conter dados estratégicos, orçamentários, institucionais e materiais detalhados sobre as Forças Armadas.

Ao final dos eventos, o MD pretende elaborar o documento contemplando os temas que dizem respeito ao cenário estratégico para o século XXI; a política nacional de defesa; a estratégia nacional de defesa; a modernização das Forças Armadas; a racionalização e adaptação das estruturas de defesa; o suporte econômico da defesa nacional; as Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica; e as operações de paz e ajuda humanitária.

A partir de 2012, o governo pretende encaminhar ao Congresso Nacional na primeira metade da sessão legislativa ordinária, de quatro em quatro anos, as respectivas atualizações sobre a Política de Defesa Nacional; a Estratégia Nacional de Defesa; e o Livro Branco de Defesa Nacional.

Com a presença de civis e militares, foram realizados os seminários de Campo Grande, em 29 de março com o tema “Sinergia entre Defesa e a Sociedade: o lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais”; de Porto Alegre em 28 de abril, que discutiu “O ambiente estratégico do Século XXI: o Brasil diante dos desafios internacionais de segurança e defesa”; do de Manaus em 2 de junho com o tema “O ambiente estratégico do Século XXI: o Brasil no cenário regional de segurança e defesa”, e o de Recife em 30 de junho, com o tema “A Defesa e o instrumento militar: a atuação das Forças Armadas no Século XXI: segurança e desenvolvimento”.

O 6º seminário acontecerá em São Paulo nos dias 30 e 31 de agosto com o tema “Transformação da Defesa: a indústria e o Orçamento de Defesa”.

Confira a programação do 5º seminário que será realizado no Auditório do Viva Rio, na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.

 

27 de julho

9h – 9h30 – Abertura solene: Ministro Nelson Jobim

9h30 – 10h30 – Dr. Peter Schwartz, Global Business Network – O papel do Brasil na segurança e no desenvolvimento internacional: cenários para 2030.

10h30 – 11h – Debate

11h – 11h30 – Coffee Break

11h30 – 12h30 – Nader Mousavisadeh – CEO Oxford Analytica – O planejamento de força em um contexto de restrição orçamentária: iniciativas de cooperação regional, ganhos de escala e medidas de confiança.

12h30 – 13h – Debate

13h – 15h – Intervalo para almoço

Painel: “Fluxos e Fronteiras no entorno estratégico Brasileiro”

15h – 15h30 – Prof. Dr. Jadson Porto – Ajustes Espaciais na Faixa de Fronteira da Amazônia Setentrional Brasileira: dos dilemas espaciais à defesa do território.

15h30 – 16h- Alte Esq Mauro Cesar – O controle da fronteira oriental do Brasil: monitoramento e presença no Atlântico Sul.

16h – 16h30 – Lic. Alfredo Forti – Diretor do Centro de Estudos Estratégicos de Defesa – UNASUL – O papel da UNASUL na coordenação de esforços visando combater ilícitos transfronteiriços na América do Sul.

16h30 – 17h00 – Coffee Break

17h– 18h – Debate

18h – Encerramento


28 de julho

9h – 9h30 – Abertura/Resumo primeiro dia

Painel: “Tecnologia e Inovação: Implicações para o processo de transformação da Defesa no Brasil”.

9h30 – 10h00 – Ozíres Silva – Cultura de inovação permanente em grandes empresas: lições das experiências da Embraer e da Petrobras para o aperfeiçoamento do Programa Espacial Brasileiro.

10h – 10h30 – Alte OthonA cooperação entre indústria, universidade e centros de pesquisa: experiências de produção e inovação tecnológica no Programa Nuclear Brasileiro.

10h30 – 11h – Coffee Break

11h – 11h30 – Representante do Exército – Autonomia tecnológica e segurança cibernética: desafios para a cooperação entre Forças Armadas e o setor privado no complexo industrial brasileiro.

11h30 – 12h – Satoshi Yokota – Ciência, Tecnologia e Inovação: mecanismos de transformação e fortalecimento da Indústria de Defesa nacional?

12h – 13h – Debate

13h – 15h – Almoço

Painel: “Inovação em Defesa: Implicações para a transformação das Forças Armadas nas Américas e para suas relações com terceiros países”.

15h – 15h45 – Dr. Richard D. Downie, Diretor do Center for Hemispheric Defense Studies – National Defense University – Uma visão norte-americana.

15h45 – 16h30 – Dr. Jean-Jacques Kourliandsky, pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais e Estratégicos de Paris – Uma visão francesa.

16h30 – 17h – Coffee Break

17h – 17h45 – Cel Ekkehard Griep – Ministério da Defesa da Alemanha – uma visão alemã.

17h45 – 18h30 – Debate

18h30 – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *