Brasília, 07 de abril de 2020 - 11h02
Luis Almagro é reeleito como Secretário-Geral da OEA

Luis Almagro é reeleito como Secretário-Geral da OEA

22 de março de 2020 - 13:51:29
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – No dia 20, o ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai e atual Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, foi reeleito para o cargo por mais cinco anos. A eleição passou praticamente desapercebida.

O peruano Hugo De Zela havia retirado sua candidatura entes do pleito. Almagro recebeu 23 dos 33 votos em disputa. A ex-ministra das Relações Exteriores do Equador, Maria Fernanda Espinosa, recebeu 10 votos. Um país se absteve. Junto com Luis Almagro, foi reeleito também Nestor Mendez, de Belize, como Secretário- Geral Adjunto.

Os dois iniciarão o novo mandato em 26 de maio e o principal desafio será inserir a OEA na luta hemisférica contra o coronavirus. Temas como a crise na Venezuela ou as eleições na Bolívia (postergadas), ficarão em segundo plano. O Brasil foi um dos países que apoiou a reeleição de Alamgro.

Em nota, o Itamaraty reconhece Luis Almagro “como um diplomata com sólido conhecimento e comprovada experiência em temas hemisféricos. Ao longo de seu primeiro mandato como Secretário-Geral (2015-2020), teve atuação fundamental na promoção da democracia no continente”.

O Ministério das Relações Exteriores também reitera que a candidatura de Almagro foi apoiada pelo Brasil desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro. “O Governo brasileiro aproveita a oportunidade para reafirmar sua disposição de seguir trabalhando, em estreita cooperação com a Secretaria-Geral da OEA, em prol da defesa da democracia, da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento nas Américas”, destaca a nota do Itamaraty.

Os países e movimentos de esquerda apostaram na candidatura de Maria Fernanda Espinosa. A ideia era derrubar Almagro e reiniciar um processo de retomada dos mecanismos de concertação regional, perdidos com a ascensão de governos de direita na região.