Relações Exteriores

KC-390
01/09/2010
UNASUL anuncia Plano de Ação para o Haiti
01/09/2010

Lula condena o terrorismo em mensagem às Farc

Lula condena o terrorismo em mensagem às Farc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira ao colega colombiano Juan Manuel Santos, que o Brasil apóia uma solução negociada para o conflito interno do país vizinho.

Lula reiterou que o Brasil não pretende meter-se na questão que envolve as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

De acordo com o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, o problema das Farc deve ser resolvido na Colômbia pelos colombianos.

Ele reafirmou que o Brasil só participa neste processo se for chamado pelo governo da Colômbia.

Marco Aurélio Garcia enfatizou ainda que o tema não deve ser tratado pela União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).

Garcia afirmou que o Brasil tem uma posição crítica em relação às Farc, mas que não taxa a organização como um grupo terrorista por não ser uma agência de classificação.

Mercosul

O Brasil convidou a Colômbia a participar no dia 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), da cúpula de presidentes do Mercosul.

Juan Manuel Santos expressou ainda seu desejo de ver o país mais próximo dos vizinhos e demonstrou disposição em integrar a Colômbia com mais força à UNASUL.

Acordos

Brasil e Colômbia assinaram um acordo que pretende fortalecer a presença policial na fronteira comum.

A Polícia Federal e a Policia Nacional colombiana atuaram no combate ao crime organizado por meio de investigações conjuntas, intercâmbio de informações e cooperação em inteligência.

As medidas adotadas nesta quarta-feira vão ampliar a cooperação bilateral que já existe.

Também foram assinados acordos de cooperação técnica em agricultura, biocombustíveis, desenvolvimento fronteiriço e indústria de defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *