Brasília, 15 de outubro de 2018 - 21H45

Diplomacia

16 de maro de 2005
por: InfoRel
Está confirmado o encontro presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva, àlvaro Uribe, Hugo Chávez e o primeiro-ministro espanhol, José Luiz Rodriguez Zapatero, para o dia 29 em São Gabriel da Cachoeira [AM], onde o Brasil mantém um Batalhão de Infantaria de Selva com cerca de 600 militares, e onde será implantado uma Brigada de Infantaria de Selva que terá 2.500 homens.

Os quatro deverão discutir temas como a segurança regional, combate ao terrorismo e os programas de combate à  fome. O primeiro-ministro Zapatero vai ao encontro aproveitando que estará cumprindo agenda de visitas à  Colômbia e Venezuela.

Ainda não há uma agenda definitiva para o encontro, mas é certo que os presidentes também vão discutir sobre a crise na Bolà­via e o processo de integração da América do Sul que interessa muito ao governo espanhol. O presidente venezuelano Hugo Chávez teria sido o porta-voz do convite ao primeiro ministro Zapatero.

Lula, por sua vez, poderá voltar a tratar da venda de aviões da Embraer para a Venezuela e Colômbia. Na Colômbia, a empresa brasileira já participa de um processo de licitação da FAC.

A Venezuela acaba de comprar 55 aviões MiG 29 e planeja adquirir aviões para atuarem na Amazônia, onde já opera o Super Tucano.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...