Defesa

Senado sabatina diretor-geral da Abin
06/10/2009
Honduras
06/10/2009

Lula leva compra de caças para Conselho de Defesa

Lula leva compra de caças para Conselho de Defesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional para decidir sobre a compra dos 36 aviões de caça que integrarão a frota da Força Aérea Brasileira.

 

Mesmo com a preferência já anunciada pelo modelo francês Rafale, Lula quer discutir o assunto com integrantes do governo e do Poder Legislativo, embora não seja obrigado a fazê-lo.

 

Até o final de outubro, a FAB deverá concluir o relatório técnico sobre as aeronaves que disputam a licitação.

 

O prazo prorrogado para a reapresentação de propostas foi encerrado dia 2. Dassault (Rafale), Boeing (F-18 Super Hornet) e Saab (Gripen NG), melhoraram substancialmente as ofertas, segundo fontes da Força Aérea.

 

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a critica os norte-americanos que teriam prometido uma transferência de tecnologia “necessária” quando os franceses falam em transferência “irrestrita”.

 

Ainda não há data para a reunião do Conselho que neste mês discute o Plano Nacional de Inteligência a pedido do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Jorge Armando Félix.

 

O Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, deverá reunir os sete integrantes do Estado-Maior da Aeronáutica logo que tiver o relatório técnico em mãos.

 

Depois, o documento final seguirá para o ministro Nelson Jobim que o remeterá ao presidente da República.

 

Apesar dos lobbies intensos que antecederam o encerramento do processo, o negócio com a França só não sai se os entendimentos prévios ao 7 de setembro não forem confirmados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *