Agenda

A Comunidade Latino-Americana e Caribenha
24/02/2010
Lula reafirma compromisso com o Haiti
26/02/2010

Lula não se reúne com oposição cubana

Lula não se reúne com oposição cubana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Havana onde assinará os últimos acordos de cooperação com Cuba na condição de presidente. Ele também se despedirá de Fidel Castro.

A exemplo das três viagens anteriores, o presidente não se reunirá com dissidentes políticos. Apesar dos apelos da oposição cubana, Lula passará à margem das questões internas da ilha.

Ele visitará as obras do Porto de Mariel, que conta com financiamento brasileiro para a exportação de bens e serviços nacionais utilizados em sua construção.

Importante observar que pelas leis norte-americanas, os navios que atracam em portos cubanos ficam impedidos de transportar para os Estados Unidos por seis meses.

Lula e o presidente Rául Castro participaram ainda, do encerramento de evento empresarial Brasil – Cuba.

Os dois terão um encontro reservado quando pretendem  examinar os principais temas da agenda bilateral e regional.

Por ocasião da visita, deverão ser assinados os seguintes atos: Protocolo Complementar na área da Saúde; Memorando de Entendimento sobre Tecnologias da Informação; Ajuste complementar em matéria de Vigilância Sanitária; Ajuste Complementar na área de Controle Biológico de Pragas Agrícolas; Ajuste Complementar para cooperação na área de Limites de Metais Pesados na Agricultura; Ajuste Complementar para cooperação em produção de soja; e Ajuste Complementar para cooperação em controle genético em tomates e pimentões.

O fluxo de comércio entre o Brasil e Cuba, em 2009, atingiu US$ 330,6 milhões, dos quais mais de US$ 277 milhões resultaram de exportações brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *