Morre o número 1 das Farc
26/05/2008
Discurso do presidente Lula na reunião extraordiná
26/05/2008

Lula reage à internacionalização da Amazônia

Lula reage à internacionalização da Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às declarações de importantes líderes e personalidades estrangeiras que acusam o Brasil de destruir a Amazônia.

Nesta segunda-feira, Lula participou do 20º Fórum Nacional, realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em seu discurso, o presidente afirmou que “o mundo precisa entender que a Amazônia tem dono e o dono somos nós, brasileiros”.

Na semana passada, o jornal norte-americano New York Times publicou um artigo em que pergunta a quem pertence à Amazônia. O presidente não citou nomes, mas ironizou as grandes potências responsáveis por 70% da poluição mundial.

Lula reconheceu que o país precisa reduzir o desmatamento, mas deixou claro que o país não abre mão de um modelo de desenvolvimento suistentável para a Amazônia.

“Temos consciência de que precisamos desenvolver a Amazônia, afinal de contas, lá moram quase 25 milhões de habitantes que querem ter acesso aos bens que nós temos no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em qualquer outro lugar”, afirmou o presidente.

Numa crítica aos Estados Unidos que não assinaram o Protocolo de Kioto, Lula foi taxativo: “Fomos nós que referendamos, e somos nós, com a utilização de 100% de etanol, que reduzimos ou tiramos do ar 800 milhões de toneladas de CO2. Somos nós, com o etanol e com o biodiesel, que estamos oferecendo ao mundo a certeza de que é possível construir um combustível não-poluente, e que poderemos avançar na construção de um etanol de segunda, de terceira geração”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *