Relações Exteriores

Crise Política
11/09/2005
PIBAC
11/09/2005

Viagens

Lula retoma agenda internacional para sair da crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na Guatemala nesta segunda-feira, de onde seguira para a abertura da 60ª Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas.

Ele ainda vai receber os presidentes da Comunidade Sul-Americana de Nações no final do mês e em outubro, estará na Cúpula Ibero-Americana em Salamanca, na Espanha; Itália e Rússia. Até o final do ano, deverá ir ao Reino Unido, Portugal, Uruguai e Argentina, para a Cúpula das Américas.

No momento, a diplomacia brasileira trabalha para confirmar a visita do presidente norte-americano George W. Bush, que seria depois da Cúpula das Américas.

Para os articuladores do governo, é momento de se reforçar a agenda da política externa para mostrar que Lula ainda é o líder regional.

Há uma certa ciumeira com o protagonismo do presidente venezuelano Hugo Chávez, que tem oferecido ajuda financeira a vários países da região, principalmente aqueles que enfrentam problemas energéticos.

Os dois ainda devem lançar a pedra fundamental para a construção de uma refinaria de petróleo no Estado de Pernambuco, numa parceria entre a Petrobrás e a PDVSA.

Até o momento, o presidente Lula já fez 51 viagens ao exterior quando visitou 72 países. Ele permaneceu exatos 117 dias no exterior e ainda pode aumentar consideravelmente as milhagens se for confirmada a Cúpula dos Países Sul-Americanos e Africanos, que poderá ser realizada na Nigéria no ano que vem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *