Relações Exteriores

FIPA
19/05/2005
Eleições 2006
23/05/2005

Política Interna

Lula vai à Ásia de olho em CPI dos Correios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou neste domingo para a Ásia, onde permanece até o dia 28. Na última hora, foram excluídos da comitiva os ministros da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos; das Comunicações, Eunício Oliveira; das Minas e Energia, Dilma Roussef, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

Pelo menos 190 empresários estariam acompanhando o presidente na Coréia do Sul e no Japão. Antes do esvaziamento da comitiva, o governo trabalhava com a possibilidade de assinar seis contratos sobre energia e infra-estrutura. Esses contratos poderiam render até US$ 1,5 bilhões

A comitiva foi esvaziada por que o presidente não quer surpresas quanto às investigações sobre um suposto esquema de corrupção nos Correios e no Instituto de Resseguros do Brasil. Os ministros que ficam terão de ajudar a evitar a instalação de uma CPI.

Lula chega à Seul para retribuir a visita do presidente Roh Moo-hyun, realizada no ano passado. A visita vai até o dia 25, quando o presidente chega à Tóquio. A viagem ao Japão será estendida até Nagoya onde ele tem encontro com a comunidade brasileira.

A Coréia do Sul pretende criar um Centro de Tecnologia da Informação no Brasil. Para tanto, promete investir o mesmo que o Brasil estiver disposto a colocar no projeto.

No Japão, o principal tema a ser discutido entre Lula e o primeiro-ministro Junichiro Koizumi, é a reforma das Nações Unidas, com a ampliação do Conselho de Segurança da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *