Agenda

Relações Bilaterais
20/09/2016
Política
20/09/2016

Secretaria-Geral da ONU

Macri considera sua chanceler a melhor candidata para as Nações Unidas

Brasília –O presidente argentino, Mauricio Macri, considera a sua ministra de Relações Exteriores, Susana Malcorra, a melhor candidata ao cargo de Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A eleição ocorre em dezembro e sete candidatos disputam o lugar do coreano Ban Ki-moon.

Na avaliação de Macri, “trata-se de uma candidata séria e respeitada e talvez a mais preparada para este cargo. É um orgulho para nós”, disse ao chegar a Nova York para participar da 71ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU. Nesta terça-feira, 20, em seu discurso, ele pretende agradecer o apoio conquistado por Malcorra junto a países dos cinco continentes.

Segundo ele, “como argentinos, dada a nossa situação global e peso mundial ter uma candidata séria e respeitada, e talvez a mais preparada para este cargo, é um orgulho”. Para o presidente da Argentina, ganhar ou perder é parte do jogo, mas o mais importante é fazer parte do processo, “algo difícil de se conseguir”.

Ele aproveitará ainda para apresentar junto às Nações Unidas, “a nova Argentina” que busca atrair investimentos por meio da confiança e credibilidade que estão sendo construídas desde a sua posse. Macri tem dito que a era do isolacionismo argentino terminou.

À margem da Assembleia-Geral, o presidente argentino terá encontros com empresários e líderes mundiais como Barack Obama, o ucraniano Petró Poroshenko, e o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *