Relações Exteriores

Universidade de Salamanca oferece bolsas a brasile
26/01/2010
Lula confirma viagem ao Haiti
27/01/2010

Manuel Zelaya deixará embaixada do Brasil

Manuel Zelaya deixará embaixada do Brasil

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, que desde setembro está refugiado na embaixada brasileira em Tegucigalpa, anunciou que nesta quarta-feira deixará a representação com destino à República Dominicana.

Após a posse do presidente eleito, Zelaya embarca para Santo Domingo na companhia do presidente dominicano Leonel Fernández.

Ele afirmou que um dia pretende retornar a Honduras e agradeceu o gesto de Porfírio Lobo que deve assinar um salvo-conduto logo após sua posse.

O destino final do presidente deve ser o México.

Um decreto de anistia a todos os envolvidos na crise hondurenha está sendo elaborado pelo Congresso do país.

Pela proposta, policiais, militares, políticos e juízes envolvidos no golpe de 28 de junho do ano passado também serão beneficiados.

A Anistia Internacional criticou a decisão e apelou ao presidente eleito para que determine uma investigação sobre o golpe.

Na avaliação da entidade, um perdão amplo pode dar margem à reincidência.

O governo brasileiro aguarda a posse de Lobo e o asilo de Zelaya no México para restabelecer as relações diplomáticas com Honduras.

No entanto, o assessor internacional da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, garante que o assunto ainda será discutido pelo Grupo do Rio em reunião que será realizada em Cancún, no mês de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *