Defesa

Copa do Mundo
18/02/2014
Para diplomata, Brasil precisa fortalecer presença
18/02/2014

Marinha dá largada à Operação Amazônia Azul visand

Marinha dá largada à Operação Amazônia Azul visando a Copa do Mundo

Brasília – A Marinha iniciou nesta segunda-feira, 17, a Operação Amazônia Azul, exercício de grande escala que visa ao aprimoramento da fiscalização das águas territoriais brasileiras e ao preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo.

A iniciativa vai envolver 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por uma área de 3,5 milhões de Km² ao longo da costa do país.

A operação, que acontece até o dia 22 de fevereiro, conta com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e de instituições como o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Petrobrás e a Transpetro.

Segundo a Marinha, os navios e embarcações realizarão ações de patrulha e de inspeção naval na área da Amazônia Azul, assim como em bacias hidrográficas e lagos brasileiros. Os fuzileiros navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse estratégico e plataformas de petróleo.

O nome Amazônia Azul, cunhado pela Marinha, designa a imensa região marítima contígua à costa brasileira, cujos potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde e por onde circulam 95% do comércio exterior e de lá são extraídos aproximadamente 90% da produção do petróleo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *