Defesa

Negócios
02/12/2016
Exercício Militar
02/12/2016

Intercâmbio Militar

Marinha do Brasil conduz XVIII Reunião Ordinária da ROCRAM

Brasília – No dia 30 de novembro foi iniciada na Escola de Guerra Naval a XVIII Reunião Ordinária da Rede Operativa de Cooperação Regional de Autoridades Marítimas das Américas (ROCRAM). A reunião acontece até esta sexta-feira, 2, quando o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, representando a Autoridade Marítima Brasileira, passará o cargo de Secretário-Geral da ROCRAM do Brasil para o México, que perdurou no biênio dezembro 2014 a dezembro 2016.

Participam das atividades representantes dos 13 países integrantes da Rede: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além da República Dominicana, que veio como país observador, e o representante da Organização Marítima Internacional (IMO).

Na abertura o Almirante ressaltou a importância da Rede para a garantia da segurança da navegação entre os países e o compartilhamento de experiências para o aprimoramento das atividades exercidas pelas Autoridades Marítimas das Américas. O representante da IMO, chefe da seção para América Latina e Caribe, da Divisão de Cooperação Técnica, Carlos Salgado, palestrou sobre a atuação da organização entre esses países.

O futuro Secretário-Geral da ROCRAM, Diretor-Geral da Marinha Mercante do México, Pedro Pablo Zepeda Bermúdez, afirmou que o sentimento geral é lograr da maneira mais concreta os objetivos da IMO, além de seguir como ROCRAM em um grupo sólido que aporte ideias de trabalho com os propósitos de comunicação e cooperação entre os países. “Buscaremos experiências anteriores que nos inspirem a fazermos juntos um melhor trabalho, como uma só equipe, para ajudarmos no transporte marítimo seguro, com mares limpos”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *