Brasília, 23 de outubro de 2018 - 05h40

Marinha inicia atendimentos médicos na Amazônia

11 de janeiro de 2008
por: InfoRel
Dando inà­cio à  programação de viagens de Assistência Médico-Hospitalar à s Populações Ribeirinhas da Amazônia (ASSHOP) para o ano de 2008, partiram dia 8 de janeiro, para uma viagem de 106 dias, os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) “Dr. Montenegro” e “Oswaldo Cruz”, que realizarão atendimentos nos estados da Região Amazônica.

O NAsH “Dr. Montenegro” contará com uma equipe de 05 médicos, 04 dentistas, 01 farmacêutico e 06 enfermeiros, que são também vacinadores, todos pertencentes aos quadros da Marinha do Brasil.

O “Dr. Montenegro” está equipado com instalações hospitalares modernas, que incluem 01 centro cirúrgico apto à  realização de intervenções de médio porte, 02 consultórios médicos, 02 gabinetes odontológicos, sala de raios-X, laboratório de análises clà­nicas dotado de microscópio de alta definição, 02 aparelhos para análise de bioquà­mica seca e 01 medidor de glicemia portátil, além de uma sala de parto preparada.

O navio ainda está abastecido com medicamentos para serem gratuitamente distribuà­dos à s comunidades ribeirinhas. A previsão é de atender 58 comunidades isoladas do Vale do Juruá (AC), incluindo aldeias indà­genas, da cidade de Cruzeiro do Sul até à  foz do Rio Breu, na fronteira do Estado do Acre com o Peru, realizando mais de 110.000 procedimentos de saúde nas localidades visitadas.

No NAsH “Oswaldo Cruz” estará embarcada uma equipe de 04 médicos, 04 dentistas, 01 farmacêutico e 04 enfermeiros, também com instalações hospitalares semelhantes à s do “Dr. Montenegro” e com medicamentos para a viagem de 49 dias, além de transportar um helicóptero capaz de atender as comunidades que não habitam as margens do rio.

A previsão é de que o “Oswaldo Cruz” visite 71 localidades do Alto Purus (AC), a partir de Boca do Acre até a aldeia indà­gena de Porto Rico, distante mais de 3.600 km de Manaus, alcançando cerca de 7.000 ribeirinhos que vivem nas margens desse rio.

A programação de ASSHOP para 2008 contempla os rios Amazonas, Solimões e todos seus afluentes, desde o Javari e Içá, até a Ilha de Marajó, estando previsto realizar 16 viagens durante o ano.

A expectativa é que se realize mais de 220.000 procedimentos de saúde, ultrapassando o recorde obtido em 2007, de 213.871 procedimentos em 568 localidades visitadas.

Fonte: Comando da Marinha

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...