Defesa

Honduras: ONU recebe denúncia contra o Brasil
29/10/2009
Comunicado Conjunto Brasil – Venezuela
01/11/2009

Marinha vai construir 600 Lanchas-Escola

Marinha vai construir 600 Lanchas-Escola

Nesta quarta-feira, 28, a Diretoria de Engenharia Naval, da Marinha do Brasil, assinou Termo de Cooperação técnica com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a construção de 600 Lanchas-Escola para atender ao Programa Caminho da Escola, do ministério da Educação.

 

O objetivo, como consta no Termo de Compromisso firmado em 15 de julho deste ano, entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, com a interveniência do FNDE e da MB, é a produção inicial de 1500 Lanchas-Escola, com meta final prevista de 3000 lanchas, que serão destinadas aos estados, Distrito Federal e municípios, especialmente localizados nas áreas ribeirinhas da região Norte, para o atendimento dos alunos da Educação Básica pública, transportados da Zona Rural.

 

A decisão pela construção das Lanchas-Escola da primeira fase do Programa, nas Bases Navais, se coaduna com a política governamental de mútua cooperação entre o Ministério da Educação e o Comando da Marinha no incentivo à construção naval, aproveitando a capacidade industrial disponível em suas Bases Navais, que será utilizada para produção das embarcações pretendidas pelo FNDE.

 

As lanchas serão construídas a partir de um projeto desenvolvido pela Base Naval de Val-de-Cães, da seguinte forma: 300 na Base Naval de Val-de-Cães, 200 na Base Naval de Natal e 100 na Base Naval de Aratu.

 

O Termo de Cooperação terá duração total de 2 anos e 4 meses, sendo que 180 lanchas estão com sua entrega prevista para 2010, 360 lanchas para 2011 e as últimas 60 lanchas para 2012.

 

Principais características das Lanchas-Escola:

– Comprimento total: 7,30m;

– Boca moldada: 2,20 m;

– Material: alumínio Naval;

– Calado: 0,35 m;

– Motorização: Motor de popa com potência de 90hp;

– Deslocamento leve de projeto: 1,2 t;

– Tanque de gasolina:100 litros; e

– Capacidade de passageiros:20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *