Opinião

Fernando Lugo e a oportunidade perdida
20/04/2013
Comunicado Conjunto MERCOSUL-Guiana
20/04/2013

Mensagem da Presidente Dilma Rousseff, por ocasião

Mensagem da Presidente Dilma Rousseff, por ocasião do Dia do Exército

Em 19 de abril de 1648, em Guararapes, Pernambuco, brasileiros de diferentes etnias, credos e posições sociais se uniram para expulsar de nosso território um inimigo estrangeiro. Dessa união surgiu, ancorado em forte sentimento de nacionalidade, o Exército Brasileiro.

Desde Guararapes até o presente, o Brasil sempre pôde contar com sua Força Terrestre na defesa de seus interesses estratégicos, de seu território, de sua soberania. O Exército Brasileiro foi mais além, e tem atuado de forma efetiva no atendimento e cuidado de nosso povo.

Hoje, o Exército se faz presente no apoio à população em momentos de calamidade, na garantia da segurança dos cidadãos, na coordenação da Operação Carro-Pipa para garantir água aos nordestinos que sofrem com intensa seca, nas obras de integração das bacias do rio São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional, na manutenção e na construção de rodovias e ferrovias que integram o território nacional, e na proteção de nossas fronteiras, por meio das Operações Ágata. Esteve e está presente, com o braço forte e a mão amiga, sempre disposto a prestar auxilio aos cidadãos brasileiros na imensidão de nosso território.

Nossa Força Terrestre é motivo de orgulho também no apoio a missões de paz. Com atuação destacada em Suez, na década de 1950, e em diversas missões pela América Central, na Ásia e na África, até os dias de hoje, em que a Força Terrestre assumiu o comando do componente militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH, o Exército se faz presente, representando o Brasil e cumprindo as missões que a ele são designadas.

O Nosso Exército passa, nos dias de hoje, por um processo de transformação, olhando para o futuro e buscando antecipar-se às necessidades que o País terá pela frente, por meio de projetos estratégicos nas áreas de Ciência e Tecnologia, da capacitação de seus recursos humanos e na recuperação de sua capacidade dissuasória, por meio da modernização e atualização de seus meios operacionais.

A seriedade e profissionalismo da Força Terrestre nos dão a certeza que os objetivos destes investimentos serão alcançados, em beneficio de toda a população brasileira.

Tenho certeza de que todos os brasileiros e brasileiras se juntam à minha voz, neste 19 de abril, para parabenizar o Exército Brasileiro. Saibam os membros de nossa Força Terrestre que o Pais é grato pela permanente demonstração de abnegação, de confiabilidade e de eficiência no cumprimento de seu dever constitucional.

Parabéns Exército Brasileiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *