Defesa

Discurso do Comandante da Marinha no almoço dos of
13/12/2007
Brasil apresenta Fundo para Proteção da Amazônia
13/12/2007

Mensagem do Ministro da Defesa, Nelson Jobim – Dia

Mensagem do Ministro da Defesa, Nelson Jobim - Dia do Marinheiro

Na condição de Ministro de Estado da Defesa, com muita satisfação e orgulho me dirijo a todos os integrantes da Marinha do Brasil para homenagear esse insígne gaúcho, nascido a 200 anos, na cidade de Rio Grande, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré.

Hoje é dia de lembrar que o Patrono da Marinha escreveu as mais belas páginas da história naval brasileira. Tamandaré participou da Guerra da Independência e de todas as campanhas do Império, conquistando sempre a admiração e o respeito de todos.

Praticou a bondade, a prudência, a simplicidade, a coragem, a austeridade, o desprendimento, a lealdade, a ética e a disciplina.

Tamandaré transcendeu a todas as condecorações e títulos nobiliárquicos recebidos e hoje tem, merecidamente, seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.

Dia do Marinheiro, dia de relembrar Tamandaré trazendo ao presente seus dignificantes exemplos de cidadão brasileiro inteiramente dedicado à sua Pátria e à Marinha.

Os Marinheiros de hoje estão em todos os rincões do território nacional, marcando a presença do Estado e dando exemplos de cidadania, solidariedade e patriotismo.

Prestam assistência às populações ribeirinhas da Amazônia, patrulham e defendem a nossa Amazônia Azul e as nossas principais bacias hidrográficas, ajudam na manutenção da paz no Haiti e, também, estão no continente Antártico apoiando a ciência e a tecnologia.

Cumprimento os Marinheiros de ontem e de hoje. Reconheço o trabalho sério, anônimo e competente de todos aqueles que servem na Marinha.

Estou convencido de que Tamandaré está muito orgulhoso de sua Marinha e de todos os seus Marinheiros.

Parabéns!

Nelson Azevedo Jobim

Ministro de Estado da Defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *