Brasília, 15 de outubro de 2018 - 13H18

Ordem do Mérito Militar

19 de abril de 2005
por: InfoRel
Nesta data de 19 de abril comemora-se o Dia do Exército Brasileiro, cuja origem remonta ao século XVII, mais precisamente ao ano de 1648, quando houve reação à s tropas estrangeiras que haviam se fixado em terras da região Nordeste do Brasil.

A riqueza representada pela produção açucareira daquela porção do território nacional motivou a cobiça das potências navais da época, culminando com a invasão do espaço fà­sico brasileiro e a ocupação, desde 1630, de considerável extensão territorial de terras pernambucanas.

O sentimento nacionalista mobilizou homens e mulheres e uniu à­ndios, brancos, negros trazidos do continente africano e mestiços, com objetivo de expulsar os invasores.

A fraternidade racial e cultural do povo brasileiro aflorou naquela ocasião, unindo nossa gente pela coragem, bravura e disposição de reagir e defender o chão que sabiam ser seu.

Nesse contexto, em 19 de abril de 1648, iniciaram-se os combates que passaram à  história como as Batalhas dos Guararapes, onde o povo brasileiro em armas derrotou o inimigo experiente, dando origem à  instituição do Exército Brasileiro.

A união das raças, o emprego de técnicas militares inovadoras, a demonstração de criatividade, o sentimento patriótico e os valores morais que nortearam os combatentes de então podem ser observados, na atualidade, como fatores motivadores dos integrantes do Exército.

E isso, com mais razão ainda, na ocasião em que se comemora os 357 anos dessa corporação vigorosa, digna e leal. Ao longo da sua história, o Exército serviu permanentemente à  nação, contribuindo para a unidade nacional, a pacificação e a manutenção da integridade territorial do nosso paà­s.

Tem participado, com eficiência, de Forças Internacionais de Manutenção da Paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas, comprovando sua vocação como uma força que está, como sempre, a serviço da paz.

A valorização das Forças Armadas é um objetivo de governo, que pode ser traduzido na importância que estamos atribuindo a seu reaparelhamento.

Todos nós sabemos que o Estado brasileiro sofreu nestes últimos anos um desmonte. Para que possamos recuperar o papel do Estado brasileiro e fazê-lo cumprir as suas obrigações com o nosso povo e com os servidores civis e militares, temos muito trabalho pela frente.

Somente quando pudermos recuperar o poder aquisitivo de todos aqueles que trabalham na defesa da nação, dando a eles condições de trabalho adequadas e salário digno e justo, é que o Estado voltará a ser um verdadeiro Estado democrático e republicano.

Assim, as Forças Armadas, e em particular o Exército brasileiro, cientes dos valores da democracia, poderão trabalhar para garantir nossa soberania, propiciando condições para a manutenção da paz e o bem-estar social do povo brasileiro.

Congratulo-me, nesta data, com todos os integrantes dessa nobre instituição, em especial com seu Comandante, pelo transcurso do Dia do Exército. Estou profundamente honrado, como portador que sou da Grã-Cruz do Mérito Militar, com a distinção por presidir a solenidade de imposição da condecoração da Ordem do Mérito Militar.

Aproveito também a oportunidade para cumprimentar todos os que estão sendo agraciados, pois posso aquilatar a emoção e a satisfação que sentem ao receber a mais alta comenda do Exército Brasileiro.

Sejam felizes! Viva o Brasil!




Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...