Relações Exteriores

Concluído o I Foro de Alto Nível de Defesa China –
26/11/2012
Indústria de Defesa
26/11/2012

Mercosul aprova acordo para reforçar segurança nas

Mercosul aprova acordo para reforçar segurança nas fronteiras

Brasília – Na última sexta-feira, 23, os países membros do Mercosul reunidos em Fortaleza (CE) aprovaram o “Acordo Marco para o Estabelecimento de Zonas de Segurança Bipartida em Fronteiras”. O objetivo é reforçar a segurança nas fronteiras dos países que integram o bloco.

De acordo com a ministra de Segurança da Argentina, Nilda Garré, “este novo instrumento nos permitirá otimizar e padronizar os mecanismos de intercâmbio de informação e assistência mútua em matéria de segurança, a fim de atuarmos em conjunto contra os delitos transnacionais nas áreas fronteiriças”.

Além do acordo entre os países do Mercosul o bloco também firmou parceria com a Interpol para o intercâmbio de informações de segurança.

Para os ministros presentes ao encontro, trata-se de um grande avanço na luta contra a delinquência organizada. O acordo com a Interpol permitirá que as polícias dos países do Mercosul possam acessar o Sistema de Informação Policial da Interpol sobre buscas internacionais.

O encontro de Fortaleza também permitiu que os países do Mercosul firmassem acordos sobre o tráfico de pessoas, crimes cibernéticos, lavagem de dinheiro e refugiados.

O Brasil propôs a criação de um fundo multinacional para ser aplicado na luta contra o narcotráfico, o tráfico de armas e o terrorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *