Relações Exteriores

Política
26/04/2016
Comércio Exterior
26/04/2016

Integração Regional

MERCOSUL celebra seus 25 anos de fundação em evento no Uruguai

Brasília – O MERCOSUL celebra nesta segunda-feira, 25, seus 25 anos de fundação em evento a ser realizado no Uruguai, país que exerce a presidência pro tempore do bloco. O Seminário “Reflexões e Desafios a 25 anos da assinatura do Tratado de Assunção”, será realizado no Parlamento do MERCOSUL e contará com a presença de apenas um presidente, justamente o do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Na oportunidade, será lançado um selo comemorativo ao aniversário do bloco. O Brasil será representado pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ao final do encontro, será lançada a reedição do livro “Textos Fundacionais” do MERCOSUL.

Em 26 de março de 1991, os presidentes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai se reuniram em Assunção para assinar o Tratado que deu origem ao bloco. Desde então, apenas a Venezuela somou-se como membro pleno e a Bolívia está em fase de adesão.

Um dos principais desafios do bloco neste momento diz respeito ao acordo de livre comércio com a União Européia, em negociação há quase 20 anos. Além disso, o Uruguai pretende alcançar consenso em torno da suspensão do Brasil do bloco por conta do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *