Agenda

Comércio Exterior
15/12/2015
Defesa
17/12/2015

Integração Regional

Mercosul deve avançar em acordo de livre comércio com a União Europeia

Brasília – O futuro embaixador da Argentina em Pequim, Diego Guelar, afirmou nesta terça-feira, 15, que o Mercosul deve avançar no acordo de livre comércio com a União Europeia. Segundo ele, Brasil e Argentina têm a mesma compreensão em relação à importância do acordo e o que ele pode representar em termos de resgate do bloco.

Guelar lembrou do encontro recente que tiveram os presidentes Mauricio Macri e Dilma Rousseff quando cobraram a finalização da oferta pelos europeus. O diplomata foi um dos primeiros em negociar um acordo entre os dois blocos em 1995. Na sua avaliação, este acordo será o primeiro passo para que o Mercosul se aproxime de outros arranjos econômicos como a Aliança do Pacífico.

"Não poderiam estar Brasil e Argentina à margem do movimento universal de acordos de livre comércio, porque isso favorece outros países e desfavorece o nosso acesso a mercados”, explicou.

A expectativa argentina é que o Mercosul tome outra direção já a partir da Cúpula de Assunção que começa no dia 18 e vai até 21 deste mês. Na oportunidade, o presidente argentino irá propor a desideologização do bloco e a adoção de medidas pragmáticas que incluam o Mercosul entre as principais negociações comerciais globais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *