Agenda

Política
23/08/2016
Política
23/08/2016

Livre Comércio

MERCOSUL e UE devem revisar ofertas inicias em mais uma rodada de negociação

Brasília – MERCOSUL e União Europeia (UE) devem revisar as ofertas iniciais em mais uma rodada de negociações para a assinatura do Tratado de Livre Comércio entre os dois blocos. Apesar de não ter mais a presidência pro tempore do MERCOSUL, o Uruguai encabeça as negociações com os europeus. O assunto também foi tratado nesta segunda-feira, 22, entre a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, e o chanceler dinamarquês, Kristian Jensen.

Segundo ela, “neste diálogo, nesta negoaciação UE – MERCOSUL, o que é fundamental é dar o impulso político, que é a oportunidade para ambos, uma questão de aumentar o negócio global”, afirmou. Por sua vez, Jensen explicou que “estamos no ponto inicial da negociação. Eu diria que haverá novas rodadas com novas ofertas que aproximarão ainda mais as duas partes e esperamos ver um êxito prontamente”.

Em relação à crise interna do MERCOSUL, Malcorra garantiu que a Argentina não tem recebido pressão alguma sobre a sua posição quanto à presidência pro tempore do bloco. “Estamos trabalhando muito para superar este impasse e para que o tema da presiência se resolva rapidamente”, garantiu.

Nesta terça-feira, 23, em Montevidéu, os coordenadores nacionais do MERCOSUL se reúnem para tentar mais uma vez superar as dificuldades em torno do comando do bloco. Brasil e Paraguai defendem que se forme um conselho de embaixadores ou com os coordenadores nacionais para fazer funcionar o MERCOSUL até dezembro quando a Argentina assumirá a presidência rotativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *