Mundo

TLC
02/06/2016
Crise Política
02/06/2016

Comércio

MERCOSUL negocia Tratado de Livre Comércio com países do EFTA

Brasília – O ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, na qualidade de negociador do MERCOSUL neste sementre, busca um tratado de livre comércio com os países da Associação Européia de Livre Comércio (EFTA). Para tanto, ele se reuniu com o chanceler da Suíça, Didier Burkhalter, em Montevidéo. Atualmente, o MERCOSUL mantém acordos de livre comércio apenas com Egito, Israel e Palestina, enquanto as negociações com a União Européia começam a caminhar novamente após anos de paralisação.

De acordo com a chancelaria uruguaia, “as duas partes expressaram interesse e vontade política em continuar avançando nas negociações para concluir com a maior brevidade possível, um acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e o EFTA”.

Uruguai e Suíça também repassaram o estado das relações bilaterais e firmaram um memorando de entendimento para a criação do Mecanismo de Consultas Bilaterais sobre Temas Multilaterais.

Criada em 1960, por oito países, a Associação Européia de Livre Comércio é integrada hoje por apenas quatro:  Suíça, LiechtensteinNoruega e Islândia. Membro fundador do bloco, Portugal deixou o EFTA em 2002 após obter os recursos do seu fundo de apoio para o desenvolvimento industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *