Relações Exteriores

A estante de Xi
23/01/2018
Países do MERCOSUL firmam protocolo de compras governamentais
23/01/2018

MERCOSUL negocia um Tratado de Livre Comércio com o Reino Unido

Brasília – O presidente Michel Temer deverá reunir-se nesta terça-feira, 23, em Davos, com a primeira ministra do Reino Unido, Teresa May. Na agenda, o incremento das relações entre os dois países e as negociações do MERCOSUL para um Tratado de Livre Comércio com a Grã-Bretanha.

Na segunda-feira, 22, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles reuniu-se com o revelou em Londres que o seu par britânico das Finanças, Philip Hammond. De acordo com ele, “[o acordo] poderá ser efetivado depois do Brexit [processo de saída do Reino Unido da União Europeia], mas as negociações estão em andamento. A negociação formalmente será do MERCOSUL com o Reino Unido. É o interesse maior ainda”, explicou.

Enquanto isso, as negociações para a assinatura de um Tratado de Livre Comércio entre MERCOSUL e União Europeia (UE) se arrastam por mais de uma década. A expectativa de ambos os blocos era concluir as negociações em 2017, mas a assinatura ficou para este ano.

Além disso, por conta do Brexit, o MERCOSUL está obrigado a negociar um acordo comercial separado com o Reino Unido. Caso o TLC com a UE saia do papel neste ano, o Reino Unido perderá os benefícios assim que deixar formalmente o bloco europeu.

O ministério da Fazenda informou que Henrique Meirelles, a caminho do Fórum Econômico de Davos, realizou escala em Londres para participar de reuniões de negócios com investidores e o ministro das Finanças britânico antes de seguir para a Suíça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *