Brasília, 11 de agosto de 2020 - 00h36
MERCOSUL realizará seminário sobre corredores bioceânicos

MERCOSUL realizará seminário sobre corredores bioceânicos

29 de julho de 2020 - 18:54:22
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O Parlamento do MERCOSUL realizará em agosto, um seminário virtual para debater a implementação de corredores bioceânicos na América do Sul. O evento deverá acontecer nos dias 15 e 20 de agosto. Para os defensores do projeto, a rota irá reduzir o custo do transporte de mercadorias brasileiras para o mercado asiático.

Um dos estados que será especialmente beneficiado é o Mato Grosso do Sul. A ideia é que os produtos chilenos, argentinos e paraguaios passem a ingressar no Brasil por Porto Murtinho, Corumbá e Ponta Porã. Além disso, os produtos da região chegarão aos mercados mais distantes a preços mais competitivos. 

A Rota Bioceânica é um projeto que pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, cruzando Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Oficialmente chamada de Rota de Integração Latino Americana (Rila), a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com previsão de ter quase 2.500 quilômetros. O projeto teve início no ano 2000.

A Mesa Diretora do PARLASUL também aprovou a realização de outro seminário, também em agosto, sobre o impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos da região.