Agenda

Comércio Exterior
22/03/2017
Agronegócio
22/03/2017

Livre Comércio

MERCOSUL reativará negociações comerciais com a China

Brasília – A ministra de Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, revelou que o MERCOSUL irá reativar as negociações comerciais com a China, conforme acertado com os demais chanceleres do bloco na última reunião realizada em Buenos Aires na semana passada.

De acordo com a chanceler argentina, as negociações correrão em paralelo com os entendimentos que são costurados com a União Europeia. Para tanto, o Uruguai pediu que as normas da União Aduaneira sejam flexibilizadas para que os sócios do MERCOSUL possam firmar acordos de livre comércio com terceiros países.

No início do ano, o ministro Rodolfo Nin Novoa, afirmou que “o Uruguai firmará um TLC com a China tendo ou não o MERCOSUL”. A tendência, no entanto, é que o bloco como um todo negocie o tratado com o gigante asiático. A ideia é utilizar o MERCOSUL ao máximo, como um mercado completo.

Malcorra explicou que “o tema do Uruguai foi tratado e eu, como presidência pro tempore do MERCOSUL, irei tratar de avançar com as negociações que tiveram início em 2004, com a China, e foram paralisadas”, destacou.

Ainda em 2016, o MERCOSUL e a China já haviam acordado realizar um estudo de impacto e viabilidade para um acordo comercial. “Estamos revisando o que ficou pendente deste então para ver como retomar essas conversas”, disse a ministra.

Segundo ela, “a China é um país que tem um papel central no mundo e o fato de o MERCOSUL ter a oportunidade de fazer um acordo com a China é algo que vale a pena e merece nossa prioridade”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *