Relações Exteriores

Livre Comércio
08/11/2015
Abertura
08/11/2015

Inteligência

Mercosul terá sistema de intercâmbio de dados para a segurança

Brasília – Reunidos em Assunção, representantes dos organismos de segurança dos países membros do Mercosul decidiram implementar um novo e moderno sistema de intercâmbio de informações para a segurança, denominado Sisme 2.0, que consistirá na base para uma maior integração entre as forças operativas e de inteligência no âmbito do bloco.

A decisão será confirmada na 37ª Reunião de Ministros do Interior e de Justiça do Mercosul que será realizada em dezembro também no Paraguai.

O Sisme 2.0 funcionará como uma central de informação e consulta imediata, em tempo real. Desta forma, as respectivas polícias, por exemplo, terão acesso direto às operações realizadas em todos os países do Mercosul no combate ao delito e à violência. Por meio deste sistema, será possível aumentar o cerco às organizações criminosas que atuam nos países do bloco.

Também ficou definido que em dezembro, os ministros buscarão otimizar os esforços nesta matéria entre o Mercosul e a Unasul. Além disso, haverá um esforço conjunto por melhorar a capacitação e formação dos recursos humanos das polícias e demais agentes de segurança regional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *